quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pesquisador afirma que Igreja Universal está perdendo fiéis para seus “clones”


Pesquisador afirma que Igreja Universal está perdendo fiéis para seus “clones”
O professor Leonildo Silveira Campos, titular da Universidade Metodista de São Paulo – Umesp, concedeu uma entrevista ao IHU (Instituto humanitas Hunisinos), na qual falou sobre a queda do número de fiéis da Igreja Universal (IURD), e do futuro das igrejas mediante o surgimento e fortalecimento das mídias digitais, que permite cultos e práticas religiosas possam ser realizadas cada vez mais pela internet.
Sobre a queda do número de fiéis da IURD, que foi de 10% na última década, Campos explicou que a diversidade e a competitividade interna no pentecostalismo estimulam a disputa por fiéis, mesmo entre os que dizem ser a experiência com o Espírito Santo um fator de unidade. Ele falou também sobre a influência do fator financeiro e social dos fiéis na escolha pela igreja.
- Os muito pobres são mais facilmente atingidos pela pregação dos milagres e prodígios. Esses estão fora de esforços que resultem de um processo de planejamento das atividades cotidianas. Eles levam uma vida tão dura, que somente um milagre resolve. Nesse sentido, a Igreja Mundial, Igreja do Evangelho Quadrangular ou a Deus é Amor levam vantagem nessas camadas sociais mais pobres onde a IURD perde a competitividade – explica.
O professor ressalta também que o surgimento de “igrejas clones” da IURD, ao que ele destacou a Igreja Mundial do Poder de Deus – IMPD, fundada pelo ex-bispo da Universal Valdemiro Santiago, também vem tomando espaço entre esses fiéis.
Citando a pesquisadora francesa Marion Aubree, Campos afirmou que a IURD trouxe significativas adaptações ao pentecostalismo dentro de um quadro marcado pela globalização, pluralismo e diversidade do campo religioso, e hoje experimenta o ataque externo provocado por novos movimentos neopentecostais que a imitam.
Leia a entrevista na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário